Resenha: A Revolução dos bichos - George Orwell

A Revolução dos Bichos
                         



                                Titulo: A revolução dos bichos
Autor: George Orwell
Paginas: 147
Editora: Companhia das letras


Sinopse: Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos
Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.
De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética.
Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A Revolução Dos Bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.



Sempre li resenhas bem positivas sobre os livros de George Orwell, até que não tão recentemente assim, me rendi e li A Revolução dos Bichos. Eu simplesmente me apaixonei pela forma como o autor retrata o nosso cotidiano de forma fantasiosa e fantástica. 
A Revolução dos Bichos é uma dura crítica a Revolução Russa de 1917, mas não somente a isso, e sim a toda revolução que sempre termina com  uma nova elite assumindo o poder e que acaba por esquecer a igualdade entre pessoas e retira a soberania do povo.
O enredo do livro gira em torno dos animais da "Granja do Solar" que cansados de tanta exploração causada pelo ser humano e liderados pelos porcos começam a pensar em revolução. Ate que um dia essa revolução acontece, finalmente estão livres do homem "a causa principal da fome e das sobrecargas de trabalhos" impostos a eles. Agora em regimento igualitários eles plantam e colham em benefícios próprios. Mas nem tudo são flores, os porcos que naturalmente se tornaram lideres, adotam um regime autoritário onde todos os benefícios são em prol deles e com isso começa outra tirania, dos porcos com os outros animais.
A Revolução dos Bichos é um livro fantástico, mostra em forma de fabula como nos os seres humanos geralmente costumamos agir quando assumimos o controle e o poder de algo. Foi assim com os porcos que ao assumirem o poder esqueceram o motivo do inicio daquela revolução.
Recomendo essa leitura a todos, valeu cada segundo dedicado a ele!!!

8 comentários

  1. Oie,
    já ouvi falar muito bem deste livro, mas acredita que sempre esqueço de procura-lo para comprar.

    adorei a resenha

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Aí que legal. Vejo muitas coisas boas desse livro, mas sei lá hoje não é muito minha prima, mas eu sei que um.dia lerei esse livro

    ResponderExcluir
  3. Tenho esse livro aqui, mas ainda não li. Preciso passá-lo na frente de outros livros, tenho certeza que gostarei. Li 1984 do mesmo autor e fiquei apaixonada, hoje em dia quero ler várias obras escritas por Orwell :)

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro pra um trabalho da faculdade e é muito bom, traz uma reflexão que mesmo hoje em dia, mesmo depois de muitos anos, ainda é atual.
    Muito bom <3

    Beijos
    Katy
    sobreaminhaestante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Todos sempre falam muito bem desse livro,mas nunca li,não por falta de vontade,mas sim pq sempre que vou comprar tiro do carrinho de última hora.Adorei tua resenha e me fez querer ler mais ainda.Sempre me dizem que os livros dele mesmo sendo escritos há anos retratam muito bem a sociedade que a gente vive.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li esse livro, mas sem dúvidas pretendo!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro está na minha lista... fiquei mais curiosa ainda agora com sua resenha! Adorei!!

    Beijos!
    Jéss
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu sou obrigada a ler esse livro, não só por ser um clássico, mas pela analogia em si, tudo parece magnífico! Sem dúvidas, eu leria e já estou com ele na minha lista! Parabéns pela resenha!!!

    Beijos, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir