Resenha: Procura-se Giovanna Vaccaro

Procura-seProcura-seAutor: Giovanna Vaccaro
Ano: 2015
Páginas: 200
Idioma: português 
Editora: Novo Século Editora

Selo: Talentos da literatura brasileira

Sinopse: O tempo que Ariane tem de vida é bem menor do que se imagina. Desde os seis anos, sofre com a doença arterial coronariana, uma deficiência cardíaca genética; rara em pessoas jovens, mas fatal. Mantendo-se com a ajuda de remédios, ela conta com a ajuda de seu pai e de sua irmã Becky. 
Para agravar a situação, após uma crise de insuficiência cardíaca, ela recebe a notícia de que deverá passar, o mais urgente possível, por um transplante de coração, caso contrário, seus dias estão por um fio. 
Porém, ela tem uma nova razão para pulsar: seu novo amigo Miles. Ariane se envolve em uma paixão “quase” perfeita – diante do difícil drama que enfrenta! Juntos, eles tentarão encontrar uma saída e farão de tudo para congelar o tempo e eternizar cada segundo que lhes resta, como um extenso fio de esperança que surge a seu futuro tão incerto.


O livro conta a estoria de Ariane Sparks uma adolescente de 17 anos que vive em Nova York com seu pai Josh e sua irma Beck de 9 anos, depois que sua mãe os abandonou para viver com outro homem. Ariane tem uma melhor amiga chamada Callie com quem divide seus mais profundos e íntimos segredos. Ela poderia ser como outra adolescente qualquer, se não fosse o fato de que aos seis anos de idade descobriu que sofre de uma doença rara e letal, a coronariana. Mas isso não a impede de viver de forma plena e intensa.
Em um dia que poderia ser como outro qualquer, Ariane fica sabendo que um antigo colega de escola chamado Miles Benet esta de volta depois de passar algum tempo em Indiana morando com sua tia. O que elas não sabiam é que Miles estava diferente, mais bonito, arrancando suspiro de todas as meninas. Não Ariane. Apesar de acha-lo bonito nenhum outro tipo de interesse surge, a não ser quando alguns episódios acontecem e ela precisa da ajuda dele. Começa ai uma amizade pura e sincera. Um amigo que ela poderá contar nos momentos mais difíceis.
Algum tempo se passa e o pior acontece, Ariane volta a sentir fortes dores causadas pela doença. Escondido de todos ela procura o medico que cuida dela desde o inicio e ali descobre depois de alguns exames que a doença progrediu, e que agora ela precisa de um transplante de coração caso ao contrario ela vivera poucos meses.
Enquanto espera um doador Ariane precisa a aprender a confiar nas pessoas, pessoas essas que dariam suas vidas para que ela ficasse bem.
" - Eu te daria o meu coração se pudesse. - ela disse com um meio sorriso no rosto.                                                                             - Você já me deu mais do que um simples coração. Você me deu amor. Você é minha família e eu te amo por isso." (página 97)

Procura-se é um livro que tem a capacidade de te emocionar, cativar e de te da um grande exemplo de vida, amizade, relacionamento familiar, amor e fé. O livro é pequeno, mas a autora consegue em poucas paginas nos da uma lição de vida.
Ariane é uma personagem forte, decidida e que nunca quis que ninguém soubesse da doença para que não sentissem pena dela. O que mais me deixou emocionada é que apesar de todas essas dificuldades ela nunca pensa apenas em si mesma, ela pensa no pai, na irma, na amiga, enfim, em todos e como eles sofreram quando ela se for.

" Uma vez ouvi de uma pessoa muito especial que a consequência do destino é o amor. Essa era a minha consequência". (página 198)

Confesso que o final me deixou de queixo caído, em nenhum momento achei que isso poderia acontecer. A autora nos deixou no final do livro uma playlist, eu li o livro ouvindo as musicas sugeridas e confesso que isso me fez entrar mais no mundo de Ariane, e me fez terminar o livro desmanchando em lagrimas.
Eu amei, amei e amei.
Ja entrou para minha lista de livros preferidos da vida.
É de surpreender que uma menina tao nova consegue escrever algo tao bom, coerente e que te toca profundamente. Obrigada Gi (olha a intimidade), por me fazer chorar, amar e desejar um Miles pra mim.
Estou ansiosa para o seu próximo livro E SE...



PROCURA-SE UM AMIGO
PROCURA-SE UM AMOR
PROCURA-SE UM CORAÇÃO



Nenhum comentário

Postar um comentário